O chargeback é um processo importante tanto para consumidores quanto para empresas durante compras online. Neste artigo, vamos explicar o que é chargeback, por que acontece e como prevenir.
O chargeback, também chamado de contestação de compra, acontece quando um consumidor pede o cancelamento de uma compra feita com cartão de crédito. Isso pode ser por várias razões, como não reconhecer a compra na fatura, não receber o produto ou serviço ou não ficar satisfeito com o que recebeu.
Transações Não Autorizadas: Inclui casos de fraude, como o uso do cartão sem o consentimento do titular.
Não Reconhecimento da Transação: Ocorre quando o titular do cartão não identifica a compra em sua fatura.
Problemas com o Produto ou Serviço: Envolve situações onde o produto ou serviço não foi entregue ou não atendeu às expectativas.
Quais os principais Cuidados Jurídicos posso adotar?
Ativar a segurança nas transações: Primeiro cuidado deve ser a ativação da segurança em dois fatores e sistemas anti-fraudes, a redução de transações não autorizaas cairá bastante.
2. Documentação e prova de entrega: Sempre tenha arquivado todas as comunicações entre empresa e cliente, bem como mantenha nos seus arquivos os comprovantes de entrega/prestação do serviço, essa documentação é crucial para a contestação do chargeback.
3. Políticas de cancelamento e reembolso: Possua uma política clara e acessível de cancelamento e informe seu cliente sobre as políticas. Com a clareza e informação acessível, as disputas por reembolso diminuem consideravelmente.
Abaixo, te mostro todos os procedimentos de um processo administrativo de chargeback:
1) O titular do cartão entra em contato com o emissor do cartão e indica que não reconhece a compra;
2) O emissor do cartão contata empresa e notifica a disputa
3) O comerciante apresenta comprovação da compra
4) O emissor do cartão analisa e resolve a disputa
Entender o chargeback e adotar medidas preventivas é crucial para empresas online. Com práticas recomendadas e foco na segurança das transações, é possível reduzir significativamente os problemas com chargebacks. Empresas que se dedicam a melhorar suas estratégias de prevenção estarão mais preparadas para lidar com o mundo das transações digitais.
Contato
Outras Noticias
A lei tem como objetivo renegociar suas dívidas para que você pague da forma que cabe no seu bolso. Leia abaixo e sabia mais.
É isso mesmo, você que é professor da rede municipal de Manaus, fez especialização, mestrado, doutorado, fez o protocolo administrativo dos documentos para finalmente receber sua progressão na carreira e seu aumento salarial, mas na hora de colher os frutos de anos de estudo, ficou à deriva do pagamento que nunca saiu?
Não deixe para depois, nós te ajudamos a reduzir sua dívida com os bancos.
Não deixe que as dívidas controlem sua vida. Abaixo, vou te mostrar a solução para sair do vermelho e recomeçar sem dívidas.
E-Commerce comprova entrega da mercadoria e reverte chargeback na justiça.
Pereira Cunha Advocacia é uma Sociedade de Advogados inscrita na OAB/AM-902 e CNPJ 48.369.310/0001-04.
Serviços
Contatos
(92) 98244-3430
(92) 98244-3430
pereiracunha.advocacia@gmail.com
Rua Rio Javari, nº 361, Nossa Senhora das Graças, Zen Work, Sala 209, Manaus/AM
Todos os direitos reservados, Pereira Cunha Advocacia – 48.369.310/0001-04
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site. Você pode conferir nossa Política de privacidade